O material dourado foi
criado pela médica Maria Montessori que visava à melhoria na educação de
crianças com problemas no aprendizado que na época eram vistas como
"anormais", logo Montessori quis a igualdade entre das crianças no
ensino escolar,
dedicou-se assim, sua vida a este estudo mostrando que as crianças não
precisavam apenas de tratamento medico mais de educação, e para ela os
professores tinham que sabe lidar com essas crianças, pois de nada adiantaria
se eles não fossem qualificados para ensinar. E ela notou que as crianças anormais aprendiam
tão bem quanto as crianças normais, percebendo assim defasagem na educação,
pois se as crianças com deficiências estavam conseguindo fazer o que os normais
faziam é por que o ensino não era de qualidade, daí surgi seu interesse em
construir um sistema que ajudasse não só a crianças com problemas especiais
mais também a crianças normais, onde se difundiu pouco a pouco pelo mundo seu
método que (consiste em harmonizar a interação de
forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade).
Maria Montessori acreditava que o desenvolvimento
da criança se dava quando ela fazia o trabalho com suas próprias mãos trabalho,
e pensando nisto, parte do seu método, consiste em fazer com que o aluno, parta
do concreto para ao abstrato, uma vez que ela acreditava que as crianças,
aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta.
Em função disso, ela criou jogos diversificados, para ensinar os diferentes conteúdos de tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro e barulho, entre outros. Com o passar do tempo diversos educadores no mundo perceberam que a utilização desses recursos didáticos apresentava significativo avanço no aprendizado das crianças, um desses recursos “o material dourado” ajudava na aprendizagem do sistema posicional decimal além de auxiliar nas operações básicas.
O
Material Dourado é utilizado em atividades para ensinar à criança soma,
subtração, multiplicação, divisão e frações, sendo assim auxiliando o ensino e a aprendizagem
do sistema de numeração decimal-posicional sendo de forma um recurso didático que
possui uma importância significativa para o ensino de matemática nos anos
inicias, pois as crianças tendem por obter o domínio dos algoritmos por treinos
cansativos, e não entendem o que estão fazendo e ao trabalharem com o material
dourado elas veem as relações numéricas abstratas passarem para o concreto e
por assim vão obtendo compreensão maior do sistema decimal - posicional.
A constituição desse material é dada por: cubinhos,
barras, placas e cubão.
Observe que o cubo é formado por 10 placas, e que a placa é formada por 10 barras e abarra é por 10 cubinhos.
Observe que o cubo é formado por 10 placas, e que a placa é formada por 10 barras e abarra é por 10 cubinhos.
A escolha desta temática partiu do interesse de analisar se nas escolas dos anos iniciais as professoras bem como os alunos sabem o que é o material dourado, se o utilizam nas aulas de matemática e por fim como é trabalhado esse recurso didático.
Para tanto venho por meio deste recurso tentar entender melhor tais questões aqui apresentadas, com o intuito de promover uma inquietação nas aulas de matemática para a utilização deste recurso e, com base nisto este blog o qual trago essas curiosidades tem por objetivo de ser um meio para que possa ser trazido mais inquietações como duvidas e curiosidades sobre essa temática através dos futuros resultados desta pesquisa.
É muito interessante o trabalho com o material dourado Roseane. Semestre passado apresentamos um semanário sobre materiais concretos e eu (Rosilene) fiquei com a parte do material dourado.
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, parabéns!
Beijoo
iso e uma puta
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